Está com dúvidas em relação a uma empresa ou funcionário? Uma boa forma de checar a situação de qualquer instituição é consultar processo trabalhista. Felizmente, com a internet, é possível fazer essa verificação rapidamente.

Consultar processo trabalhista é muito fácil. Basta escolher o Tribunal Regional do Trabalho referente a região em que você reside (são 24 ao todo, no Brasil) e entrar na aba de consulta de processos no site oficial.

Para fazer a checagem, você deve inserir o número do processo. Para isso, é importante que ele tenha sido digitalizado. Se isso não aconteceu, você vai ter que fazer uma consulta presencial.

Nesta consulta, você vai ter que pedir os dados ao juiz, ou ao seu advogado, para ter em mãos o número do processo.

Como É Um Processo Trabalhista?

Existem vários motivos para uma empresa se tornar objeto de uma ação trabalhista. Em geral, eles estão relacionados a alguma quebra de acordo em relação às regras de CLT, ou seja, legislação trabalhista.

Se uma empresa não paga o seu funcionário por horas extras, por exemplo, ou demanda que ele faça atividades de risco sem o devido equipamento de segurança, ela pode acabar sofrendo um processo trabalhista por parte do prejudicado na situação.

Outro caso bem comum é o atraso salariall, que pode levar um funcionário a entrar na justiça contra a sua empresa.

Quanto Tempo Demora Para Sair Um Processo Trabalhista?

O tempo para a finalização de um processo trabalhista pode variar bastante. Vai depender da complexidade da ação, e do número de envolvidos e recursos que podem ser solicitados ou não pelas partes.

Hoje, os processos trabalhistas são os mais comuns no Brasil. Quase todas as grandes empresas, de variados segmentos, enfrentam processos trabalhistas na justiça.

De acordo com especialistas, a média para a finalização de um processo trabalhista é de até 3 anos de duração.