Nos últimos anos, o Instagram virou a rede social queridinha de muita gente, pelas variadas opções que oferece. Inclusive, outra coisa interessante da plataforma é que tem como recuperar conversa apagada do Instagram

Desde que surgiu, o Instagram está sempre se renovando. A cada ano, surgem novas ferramentas e mais possibilidades aos usuários, como são muitas resolvemos reunir neste artigo algumas das principais.

Preparamos uma lista com cada recurso que a plataforma dispõe e como eles são utilizados pelos usuários da rede social. Afinal, quem tem um perfil no Instagram deseja ficar por dentro das novidades da rede.

Por isso, vamos conhecer agora os detalhes das funções e acompanhar as atualizações para ficar por dentro de tudo sobre o Instagram e suas funcionalidades.

Conheça as funções do Instagram (Fonte: Freepik).

Conheça as funções do Instagram (Fonte: Freepik).

As 7 principais funções do Instagram

Como são muitas opções que essa rede social oferece, vamos dar mais detalhes agora:

Fazer compras no aplicativo

Quem ainda não viu essa opção, deve procurar. Isso porque comprar sem sair de casa é uma exigência de muitas pessoas, principalmente para quem trabalha muito e fica sem tempo.

Para conhecer a ferramenta, o usuário deve ir no menu “Loja”, ele fica no topo da tela “Explorar”. Feito isso, já aparecem os produtos à venda, para o usuário explorar da maneira que preferir.

Fazer efeitos personalizados

Além dos efeitos que o próprio Instagram oferece, o usuário também pode criar os seus próprios filtros, de maneira divertida. Depois, pode disponibilizar para os demais usuários utilizarem.

Para produzir um efeito, o usuário precisa ter o aplicativo Spark AR Studio. Ele é parecido com o Photoshop, para quem conhece esse programa. Com o app, é possível colocar emojis, maquiagem e frases, por exemplo.

Fazer apresentações ou conversas ao vivo

Essa é uma das ferramentas mais usadas nos últimos dois anos, em função da obrigatoriedade do distanciamento social, que não permitiu muitos eventos, festas e shows de acontecerem.

As chamadas lives podem ser feitas para que os seguidores de um usuário o acompanhe em tempo real. E é simples de usar: a função “Ao vivo” é acionada pelos stories, basta arrastar a tela para o lado direito para achá-la.

Imagens sensíveis

O Instagram, a partir de 2019, decidiu que fotos consideradas sensíveis não são mostradas de imediato. Elas aparecem com uma mensagem para o usuário clicar se quiser ver.

É o caso de fotos que mostram cenas de violência muito forte, ferimentos e demais conteúdos dessa natureza.

Criar cenas variadas

Os stories e reels permitem uma infinidade de possibilidades aos usuários. Uma delas é adicionar cenas criativas e mais elaboradas. Por exemplo: fazer um vídeo em câmera lenta.

Outras ferramentas que os stories e reels contemplam são movimentos sobrepostos, inserir músicas de fundo e também um temporizador. Para navegar nessas opções, entre nos stories e clique em “Cenas” para explorar.

É possível salvar posts no Instagram?

Sim, os usuários da rede conseguem salvar as publicações favoritas. Isso é feito em “Coleções”, o usuário deve apenas clicar em “Salvar” na foto que deseja.

Feito isso, é só escolher a opção “Salvar na coleção”. Inclusive, é possível dar um nome para essa pasta. Depois, para ver tudo o que foi salvo, o usuário deve entrar em “Salvos”, dentro do seu perfil.

Use o “Mãos livres”

O recurso fica disponível nos stories. Essa opção permite gravar vídeos sem precisar ficar segurando o celular. Para isso, o usuário deve clicar na câmera dentro do Instagram.

Depois, procurar na parte inferior a opção “Mãos Livres”. Clicando no disparador o vídeo começa a ser gravado. Depois, para encerrar a gravação, é só clicar novamente no disparador.